quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O PROCESSO NOS DIRÁ ONDE CHEGAR!



Pressupostos:

1. Processo "Onde iremos chegar"
2. Qualitativo "Por que existimos"
3. Público alvo "Quem queremos atingir"
4. Público tarefa "Como iremos alcançar"
5. Quantitativo " Existimos para crescer"


Introdução:

Jesus nos disse muitas vezes onde devemos chegar " Achegai-vos a mim e EU vos chegarei a vós", "Ide e pregai a toda criatura". Devemos chegar a Deus primeiro e depois a nosso próximo. Como chegar? Não é mais uma pergunta que se deve fazer!

Imagine que você foi lançado no meio do deserto e desafiado a caminhar de volta para casa. Você recebeu suprimentos, um mapa e uma bússola. Andar direto para casa sem parar seria impossível - a jornada é muito longa. Você estuda o mapa e encontra no caminho lugares, para comer, descansar e preparar-se para a próxima etapa da viagem. Depois de estabelecer sua rota, você segue em direção à sua casa. Não é uma viagem fácil, mas você consegue imaginar-se completando-a. Cada dia é povoado de aventuras e extraordinárias experiências de aprendizado. Finalmente você chega.

Esta ilustração de Doug Fields é maravilhosa. Sua intenção era nos mostrar como o processo visual serve de mapa para nos ajudar a crescer espiritualmente.

Processo é como um mapa que nos diz: "Onde iremos chegar". Em quanto tempo, em que rítimo, nosso alvo, nossos públicos e a nossa tarefa.

1. Os processos nos levam passo-a-passo a nosso público alvo.

1A. Tempo planejado e

1B. Alvo público (pesquisar o público)


2. Os processos nos levam passo-a-passo a nosso público tarefa. O público tarefa são os responsáveis pela criação dos programas

2A. Rítimo tarefa e

2B. Alvo tarefa (penetração e variedade)

Qualitativo: "Por que existimos"

Os propósitos de Deus se explicam:

1. Público alvo: "Quem queremos atingir"


Comunidade
Multidão
Membresia
Comprometido
Núcleo

2. Público tarefa: "como iremos alcançar"

Evangelismo
Adoração
Comunhão
Discipulado
Serviço

Quantitativo: "existimos para crescer"

O papel do processo é direcionar cada público a sua tarefa e cada tarefa a cada público.

Tempo planejado:

Dia inicial:_____________
Horário:_________________
Dia final:_______________
Horário:_________________

Rítimo:

Nº de encontros:_________
Que narrativa(s) seguir?
Motivos de oração?
Prestação de conta
Testemunho de casos
Solução para obstáculos
Permanecer no foco

Alvo público: (Fazer pesquisa)

Geográfico
Demográfico
Cultural
Espiritual

Alvo tarefa: (penetrar e variedade)

1)Dicas da Penetração:

1. Lugares mais fechados é menos alcançados.

2. Lugares mais abertos é menos alcançados.

Pessoas mais abertas ao Evangelho:

Visitantes na igreja - pela 2a vez

Amigos e parentes do novo convertido

Pessoas viciadas querendo ser resgatado: bebida alcoólica, drogas, sexo

Pais pela primeira vez

Doente terminal e suas familias

Casal com problemas matrimoniais

Pais com filho problemático

Recém desempregados

Novo residentes na comunidade

2)Dicas de variedade:

Receber descrentes com amor e respeito.

Desenvolver o culto para servir suas necessidades.

Compartilhar o evangelho numa maneira prática "contar narrativas bíblicas".

Chama-se “Convidados” em vez de “visitante”.

Oferecer um lanche, café, biscoitos.

Oferecer bíblias, cartão de conexão, cartão de boas vindas.

Oferecer estudos bíblicos nas casas, no templo, na praça.


Observação:

Mostrando onde queremos que nosso público chegue haverá crescimento naturalmente. Por isso é muito importante apontar os lugares em que cada seguidor de Jesus precisa trilhar até alcançar cada um dos cinco propósitos.

Programações são divididas por processos, isto é, a união de cada processo "de onde iremos chegar". Iremos chegar a algum lugar ou a alguém certamente. Por isso, os programas são criados para nos levar aos propósitos de Deus.

Também é importante que os cristão saibam quantas programações devem pactuar para crescerem e o número de processos para completarem a programação.

1. Quantos processos devem praticar (passo-a-passo). Os processos da Igreja são baseados nos hábitos espirituais, exemplos: Leitura bíblica, oração, jejum, meditação, estudo bíblico, memorização, reunir-se com outros cristãos, testemunhar de Jesus, acompanhar cristãos, louvar, compartilhar o que aprendeu de Deus etc.

2. Identificar os programas primários.

Exemplo: Prioridade para Deus, Sua Palavra e amor aos não salvos.

3. Identificar os programas secundários.

Exemplo: Prioridade para os salvos, nas diversas áreas: Família, casamento, namoro, filhos, lazer, finanças, patrimônios, saúde etc.


Conclusão:

Seguir processos não garante maturidade espiritual para aqueles que completam a programação, se os corações não acompanharam os hábitos espirituais. Se os hábitos não valem, processos não nos leva a lugar nenhum e programas serão gastos e tempo perdido. Podemos fazer do modo correto se nos concentrarmos nos hábitos espirituais que Deus nos deixou.


Onde Deus deseja que cheguemos

Pense em um mapa. O que é um mapa?

Os mapas são representações geográficas da superfície curva do planeta Terra sobre uma superfície plana. Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. A ciência da concepção e fabrico de mapas designa-se cartografia. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Mapa

Em jogos eletrônicos, um estágio (também conhecido por muitos outros nomes) é uma discreta subdivisão de um mundo virtual de um jogo ou uma seqüência de desafios. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_(jogo)

Mapa (hebraico: מפה, lit. mapa)é o nome de uma companhia israelense de cartografia. Fundada em 1985 com o nome de Sifrei Tel-Aviv (lit. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_(hebraico)

carta geográfica ou celestial; lista; relação; quadro sinóptico; catálogo
pt.wiktionary.org/wiki/mapa_topogr%C3%A1fico

Representação gráfica de toda ou parte da superfície da terra ou do Universo, e de fenómenos, concretos ou abstractos, aí localizados.
w3.ualg.pt/~tpanago/glossario.htm

É a representação mental da realidade exterior que cada um gera de acordo com as generalizações (crenças), eliminações (concentração) e ...
www.eps.ufsc.br/disserta99/berger/glossario.html

Relatório dos negócios dos leilões, que indicam vendedor, comprador e preço de cada lote, além dos preços médios por categoria.
www.agronet.com.br/leiloeiros.htm

Você percebeu que há muitas maneiras de definir um mapa. Portanto, escolha a melhor definição de mapa e crie uma lista de programas primários, secundários e até terciários de acordo com a sabedoria de Deus.


Primeiro exemplo do mapa:

O mapa da CFC é de acordo com nossos hábitos biológicos. Nós comparamos os hábitos biológicos com os hábitos espirituais, exemplos: Usamos figuras de todos os hábitos das 24 horas de um dia, colocamos em um livro essas figuras coloridas e fácil de identificar como uma cama forrada mostrando que levantamos e forramos a cama com um tema da programação "acordar de manhã", depois colocamos os processos "(como)convidar pessoas: (quem?) amigos, visinhos para (onde?) assistir filmes bíblicos.

Colocamos dois dos cinco propósitos: A ordem é primário e secundário para alcançar o público tarefa (os salvos) e saberem onde queremos chegar com esta programação. Também colocamos os dois públicos alvos (os não salvos) que queremos atingir por ordem primária e secundária. Exemplo: "acordar de manhã" foi criado primeiro para o propósito Evangelizar e segundo para o propósito Adoração,isto é, para os salvos que são o público tarefa. Os dois propósitos para o público alvo é na ordem: Comunidade e multidão.


Segundo exemplo do mapa:

Nosso mapa tem uma lista de 30 hábitos biológicos:

Programação
1. (Figura) Tema:"Acordar de manhã"
Processos: Convidar pessoas: amigos, vizinhos para assistir filmes bíblicos.
Propósitos:
Público tarefa: 1- Evangelizar e 2- Adoração
Público alvo: 1- Comunidade e 2- Multidão

Os programas primários devem ficar intercalados estrategicamente em pontos bases. Exemplo: Comemos numa certa quantidade maior três vezes ao dia manhã, meio dia e a noite algumas horas antes de dormir.

Então, você pode estabelecer em um ano no mínimo 5 etapas de maior compromisso para cada propósito de Deus. Dos 30 hábitos 10 são de maior exigência para o crescimento. Não colocamos os 10 mais fundamentais na ordem de início, pois, seria menos aproveitado pela maioria. Ao passo que vão se comprometendo eles vão se preparando para os hábitos de maior responsabilidade e passamos a perceber futuros líderes capacitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário